fbpx

Cortinas para cozinha: conheça os modelos e escolha o ideal

A cozinha é um cômodo bastante íntimo em um lar. Afinal, é onde, normalmente, os moradores se reúnem em família para preparar as refeições, ou mesmo amigos, para um bate-papo mais descontraído e informal.

Pensando nisso, as cortinas para cozinha são uma ótima opção para aumentar a sensação de aconchego no ambiente. Elas controlam a luminosidade, preservam a privacidade dos moradores, protegem o local do sol e ainda são um item bastante importante na decoração.

Como há vários modelos no mercado, é preciso saber escolher o mais adequado. Então, para lhe ajudar com isso, apresentaremos aqui os principais tipos de cortinas para cozinha, explicando em que situação cada um é mais indicado. Continue lendo e confira!

Cortina de varão

Esse modelo é bastante comum nas cozinhas. Ele consiste em um varão feito de madeira, ou metal, e tem ilhós, alças ou argolas na barra superior do tecido, que servem de suporte para a cortina. Por isso, é bastante prático para se abrir e fechar na medida necessária.

Por ser feita de tecido, a cortina de varão tem inúmeras estampas, texturas e padrões encontrados no mercado. Dessa forma, é possível achar o pano que melhor harmonize com o restante da decoração da cozinha.

Além disso, seu tecido pode ser facilmente retirado para a lavagem — lembre-se, apenas, de optar por um que seja fácil de limpar.

Persiana para cozinha

As persianas estão entre os modelos mais práticos de cortinas para cozinha. Afinal, são bastante fáceis de limpar e deixam passar tanto a iluminação quanto a ventilação naturais. Elas são encontradas em lâminas verticais ou horizontais, sendo estas últimas as mais utilizadas para o cômodo.

As folhas das persianas podem ser de PVC, metal, bambu, fibras naturais ou madeira. Além disso, podem ser revestidas com tecidos, pintadas ou com texturas aplicadas. — ou seja, há uma infinidade de tipos de persianas para escolher. O ideal, de novo, é optar pelo tipo que mais combina com o restante da decoração.

Cortina de tela

As telas solares são laváveis e têm propriedades antiestáticas (não há absorção de sujeiras). Assim, são ideais para a cozinha, já que esse é um ambiente onde sempre haverá vapor, gordura e fumaça.

Outra grande vantagem do uso de telas como cortinas para cozinha é o fato de que elas ajudam a diminuir a entrada dos raios UV, prejudiciais tanto para a nossa saúde quanto para os móveis e pisos do cômodo. Esse tipo de cortina dribla a luz natural e, mesmo assim, permite a visibilidade do outro lado.

Cortina rolô

Formada por uma única peça de tecido — sem dobras ou reentrâncias —, a cortina rolô pode ficar totalmente recolhida, aberta ou na altura que o morador achar mais conveniente ao momento.

Além disso, ela é de fácil manuseio e combina o conforto térmico com o visual, ideal para decorações modernas ou nas quais o clean predomina. Ainda é possível escolher um material que não permita a passagem de raios UV, mas mantenha o ambiente com bastante luz natural.

Enfim, as cortinas para cozinha são extremamente importantes para incrementar a decoração do local. Como vimos, elas criam bastante conforto ao controlar a entrada de luz natural e preservar a privacidade. Então, agora que você já conhece os modelos mais utilizados nesse cômodo, escolha o que melhor atende às suas necessidades e combina com o seu lar!

Gostou desse post? Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Deixe seu comentário

Trabalhe Conosco

Preencha as informações abaixo:

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029