fbpx

Cortina varão ou trilho: conheça mais sobre os modelos

 

Vai colocar cortinas na sua casa? Então, qual modelo escolher: cortina varão ou trilho? Na verdade, essa escolha depende – e como! – do seu gosto pessoal, além das características do ambiente em que está sendo montada. Por isso, é muito importante que você conheça os modelos para poder escolher.

Para tomar a decisão correta, que deixará seu ambiente harmonizado, continue lendo este artigo e confira as principais características de cada tipo de fixação de cortinas!

Exposição

Pensar no ambiente decorado como um todo envolve considerar a exposição da sua cortina. Aqui é importante que você reflita: quero algo mais discreto ou mais chamativo?

O trilho na decoração é reconhecido pela sua necessidade de um bandô ou sanca de gesso para um acabamento mais sofisticado, o que significa que ele ficará escondido.

Até existem decorações que optam por deixá-lo à mostra, mas tome cuidado: todos os elementos de um ambiente devem dialogar para ter um equilíbrio. O trilho, portanto, para ficar a mostra, precisa ser muito discreto e não disputar espaço com a decoração.

Já o varão é aquele que fica visível e faz o uso de argolas, ilhoses ou alças para o sustento da cortina. Ao contrário do trilho, o varão pode ser de diversos materiais, como madeira ou metal. Isso possibilita diferentes combinações e tecidos a serem utilizados, dando ao ambiente um aspecto mais moderno.

Se você quiser, pode deixá-lo mais destacado, ou não.

Praticidade no dia a dia

É muito importante pensar na praticidade das suas escolhas no seu cotidiano — afinal, você viverá nesse lugar, certo? Isso se aplica constantemente na decoração e criação de um ambiente. Então, tome um cuidado especial com a funcionalidade do modelo, seja uma cortina varão ou trilho.

Os trilhos podem ser únicos, duplos ou triplos, fazendo com que tenham uma movimentação muito agradável, maior volume de cortina e mais pregas no tecido, o que facilita o seu deslizamento. Contudo, sua remoção é complicada, o que dificulta a lavagem e manutenção.

Em comparação ao trilho, o varão pode deslizar com mais dificuldade, porém, é mais fácil de colocar e tirar — e, consequentemente, de limpar. Essa sua fácil remoção contribui ainda para uma mudança mais repentina de decoração, caso você queira trocar de cortina. Algo que o trilho não permite.

Então, se você não busca uma decisão a longo prazo, aposte na cortina varão!

Instalação dos trilhos e varões

Para a instalação dos trilhos, você precisa de um espaço em que possa escondê-lo — o que pode implicar em um gasto um pouco maior se não houver uma sanca de gesso, por exemplo. Nesse caso, você terá de lidar com uma pequena obra na sua casa para instalá-la.

Além disso, é possível optar pela construção de um bando de madeira e revesti-lo com um tecido à sua escolha, ou até instá-lo diretamente no teto. Mas tome cuidado: deixar o trilho a mostra compromete a estética do ambiente, portanto não recomendamos essa prática.

Já com o varão, o procedimento é mais simples e apresenta diversas opções de instalação. Por depender de suportes que podem ser colocados no teto, na parede e nas laterais, você pode optar por aquele que melhor harmoniza com a sua decoração.

Enfim, como vimos, para escolher entre cortina varão ou trilho é preciso considerar, primeiramente, a sua personalidade, seu conforto e o que você busca para o seu ambiente. Depois, reflita sobre as características de cada suporte, sua praticidade, facilidade na instalação e o custo-benefício.

Então, gostou do post? Agora que você já sabe sobre os modelos de suporte, que tal conhecer um pouco mais sobre decoração e seus diferentes produtos? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe seu comentário

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029