fbpx

Como escolher a cortina ideal para cada ambiente?

Saber como escolher a cortina ideal pode fazer toda a diferença na composição do ambiente. Além de proporcionar conforto visual, elas também ajudam a deixar o cômodo mais sofisticado e aconchegante, mas para que isso aconteça é preciso optar pela peça certa.

É importante lembrar que cada ambiente combina com um tipo de cortina diferente e para fazer a escolha ideal é preciso analisar diversos pontos, como o material, o estilo, o tamanho e o suporte.

São muitas as cortinas disponíveis no mercado e os compradores podem acabar perdidos no meio de tantas opções, mas para te ajudar nessa compra, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para escolher a cortina ideal para cada ambiente. Confira!

Cozinha

A cozinha é um dos lugares da casa mais movimentados e a limpeza do cômodo deve ser constante. Por isso, é essencial que as cortinas escolhidas para o ambiente sejam feitas de um material resistente à umidade e fácil de limpar.

Modelos

As cortinas da cozinha ajudam a dar personalidade e charme à decoração do local, mas a palavra de ordem aqui é a funcionalidade. Para trazer praticidade para o dia a dia, os modelos devem ser fáceis de retirar, lavar e reinstalar.

Para evitar que a cortina entre em contato com a bancada onde o alimento é preparado, o ideal é escolher peças menores, que cubram apenas a janela. Você pode optar pelas persianas, pelas cortinas rolô ou romanas.

Materiais

Se a sua opção for por peças de tecido, os mais indicados são a renda (principalmente a sintética), o algodão e o poliéster. Já para as persianas, as matérias-primas mais recomendadas são o alumínio, o PVC, o bambu e as fibras artificiais.

Cores

A cozinha é o cômodo ideal para quem gosta de ousar nas cores e estampas. Para compor uma decoração mais moderna, é possível escolher a cortina ideal com desenhos lúdicos e cores fortes. Para um décor mais clássico, as cores neutras são as mais recomendadas. É importante optar por tons translúcidos, que deixem a luz natural entrar.

Quarto do casal

Para escolher a cortina ideal para o quarto do casal o recomendado é buscar uma peça que traga um toque de charme e romantismo para o ambiente.

Modelos

Para uma decoração harmônica, o segredo é combinar o estilo do ambiente com o da cortina. Os modelos de varão ajudam a trazer essa sensação de elegância, enquanto os rolôs e painéis deixam o visual mais clean e as cortinas romanas vêm com um ar de sofisticação.

Os tamanhos podem ser variados, mas caso exista algum móvel contra a parede da janela, o ideal é apostar em uma cortina mais curta, que não chegue a esbarrar nessa peça.

Materiais

Os tecidos naturais são os mais indicados para o quarto de casal. Para não acumular poeira, eles devem ser lavados com certa frequência, pelo menos uma vez por mês. Se a ideia é cortar a luz completamente, é preciso escolher materiais mais pesados, como os blackouts.

Cores

As cores neutras são ideais para quem não quer comprometer o resto da decoração do quarto. Para uma composição mais arrojada, é possível misturar cores, texturas e tecidos diferentes, optando por um deles com um tom mais forte.

Quarto das crianças

Assim como na cozinha, a praticidade e a funcionalidade são características muito importantes para o quarto das crianças. As cortinas devem ser fáceis de limpar e não podem ser propícias para o acúmulo de poeira.

Modelos

Os modelos mais práticos são os mais indicados para os quartos infantis. Persianas, cortinas rolô e painéis são fáceis de manter e limpar. Para a escolha das duas primeiras opções é importante buscar peças com dispositivos de segurança para as cordinhas, evitando possíveis acidentes.

Os modelos mais curtos, que cobrem apenas a janela, podem ser mais interessantes por passar uma ideia de jovialidade ao cômodo.

Materiais

As cortinas de tecido são mais propícias a acumular ácaro e poeira. Por isso, devem ser evitadas no quarto das crianças, que são mais propensas à doenças e alergias respiratórias.

Cores

As cores e estampas lúdicas têm tudo a ver com o quarto infantil. Os tons alegres e ousados ajudam a criar uma decoração mais arrojada, enquanto uma paleta mais suave pode ajudar a criar um clima de tranquilidade no ambiente.

Sala

A sala é o cartão de visitas da nossa casa, então saber como escolher a cortina ideal é importante para criar uma decoração aconchegante, elegante e sofisticada.

Modelos

Para as salas de jantar e estar não há muitas objeções quanto à escolha do modelo. O mais importante é que a cortina escolhida combine com a composição do resto do cômodo, deixando toda a composição em harmonia. Os comprimentos mais longos passam uma ideia de mais elegância, então, se a sua ideia for essa, aposte nos modelos do teto ao chão.

Materiais

A ideia aqui é causar a melhor das impressões. Assim, os materiais nobres, como os tecidos naturais, são os mais recomendados para o cômodo, pois passam essa ideia de requinte e bom gosto.

Cores

O segredo é harmonizar as cores com a linha da decoração. As cores fortes combinam bem com arranjos mais modernos, como os cômodos de estilo industrial, onde uma persiana preta cairia perfeitamente, por exemplo. Por outro lado, as decorações mais clássicas, ou românticas, ficariam melhor com cortinas de tons suaves.

Banheiro

As regras para saber como escolher a cortina ideal para o banheiro são bem parecidas com as instruções para a cozinha: a praticidade e a funcionalidade devem ser as maiores preocupações.

Modelos

A escolha do modelo da cortina do banheiro deve ser feita com a facilidade com que a peça pode ser retirada e reinstalada para a limpeza e manutenção. Desse modo, as cortinas curtas e de varão, por exemplo, são muito indicadas.

Materiais

A umidade do banheiro pode ser ainda maior do que na cozinha, por isso é primordial que as cortinas sejam feitas de materiais resistentes e, de preferência, impermeáveis. O PVC pode ser uma boa ideia, assim como as rendas artificiais.

Cores

O banheiro é mais um ambiente que permite uma escolha mais lúdica para as cores da decoração. Você pode aproveitar para usar a criatividade na hora de escolher a cortina e passear por tons mais alegres, como os verdes e azuis.

Saber como escolher a cortina ideal vai lhe ajudar a construir uma decoração mais harmônica e aconchegante para a casa. As peças podem ajudar a elevar o décor do ambiente para um nível acima, trazendo muito mais beleza e qualidade de vida para toda a família.

Se você gostou deste artigo e quer conferir mais conteúdo como este, aproveite para dar uma olhada em nossas quatro dicas de como deixar a sua casa mais bonita

Deixe seu comentário

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029