fbpx

Saiba como fazer a melhor combinação de estampas na decoração

Uma casa bem decorada traz qualidade de vida para toda a família, mas nem sempre é fácil realizar esse feito. É comum surgir uma série de dúvidas, sobretudo em relação ao uso de estampas na decoração, que dão margem para erros que podem deixar seu ambiente desagradável.

No entanto, se você fizer boas escolhas e levar em conta alguns fatores, elas trarão vida, dinamismo e alegria ao espaço. Além disso, é possível combiná-las com diversos objetos, como almofadas, cortinastapetes e mantas.

Neste post, separamos dicas infalíveis para ajudar você a combinar estampas sem erros. Vamos lá?!

Escolha um padrão

Tenha em mente que as estampas na decoração geram sensações diferentes em você, boas ou não. Para evitar o erro e o desconforto, planeje-se bem antes de realizar a compra. Assim, seu ambiente com certeza será mais convidativo. Você pode pesquisar inspirações em diferentes redes sociais e blogs, o que acha?

Nesse momento, é importante definir um estilo principal para depois escolher os outros elementos. Tente expressar a sua personalidade a partir das suas escolhas de estampa, textura e mobília. É uma boa forma de garantir um resultado elegante e acolhedor, gerando bem-estar para você e sua família.

Procure estampas diferentes com tons parecidos

Busque harmonizar a cor das estampas com os móveis escolhidos. Por exemplo, se escolher uma estampa com cores mais quentes — laranja, amarelo e vermelho —, procure manter a mobília em tons mais neutros e ajustar as almofadas e objetos de decoração com a cor escolhida. Isso reduz consideravelmente as chances de erros.

Você pode optar por trocar os móveis da sua casa, se for do seu interesse. Porém, se o seu objetivo não é esse, existem capas de sofás e almofadas para uma melhor composição e simetria na decoração! Elas podem fazer toda a diferença na sua casa e, consequentemente, no seu bem-estar.

Considere usar só uma cor

Uma boa dica, que diminui a possibilidade de errar, é escolher uma única cor para guiar sua decoração e, com isso, ter um resultado agradável aos olhos. Que tal usar um papel de parede listrado com cores neutras, como cinza ou branco? É um verdadeiro curinga nas decorações, afinal, combina fácil com outras cores e objetos.

Isso não quer dizer que tudo será do mesmo tom. Escolher somente uma cor lhe possibilita brincar com a sua tonalidade e combinar os elementos do ambiente, trazendo a sensação de que se completam.

Caso opte por mais de uma, escolha cores complementares que apresentam alguma ligação, como quentes e frias. Uma decoração com o contraste entre amarelo e azul pode criar um ambiente muito moderno e acolhedor, por exemplo.

Invista em grafismos semelhantes

Além de refletir sobre a escolha da cor nas estampas, é muito importante pensar sobre seu grafismo. O ideal é combinar a estampa escolhida no seu papel de parede com os objetos e mobília do ambiente, criando um composê harmônico. Então, se você busca uma estampa listrada, pode aplicar nas almofadas ou no tapete. Dessa forma, o espaço dialoga entre si e traz uma sensação de conforto e aconchego.

Aproveite para usar texturas que combinem com a estampa escolhida, a fim de garantir maior diversidade no ambiente sem perder o equilíbrio. Você pode, ainda, trabalhar com a tonalidade das cores escolhidas para aperfeiçoar a decoração.

Observe a proporção entre as estampas

Tenha uma atenção especial ao tamanho das estampas e sua proporção. Isso é essencial para uma harmonia clara no local. Você pode — e deve! — priorizar as que tenham um padrão maior, ou com cores mais chamativas, e aliá-las a outras mais simples e menores.

Se você busca criar um movimento no seu ambiente, uma boa ideia é combinar as estampas que tenham formas diferentes. Desse modo, suas proporções criam um arranjo equilibrado e bonito.

Usar estampas na decoração não se torna mais um desafio se você seguir nossas dicas. Procure realizar um planejamento claro e considerar os seus gostos. Lembre-se, ainda, de definir o estilo e trabalhar com a tonalidade das cores para não ter um ambiente sobrecarregado.

E aí, as dicas ajudaram? Compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar seus amigos também!

Deixe seu comentário

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029