fbpx

Saiba como escolher o tecido para cortina ideal

O mercado oferece inúmeros tipos de tecido para cortina. No entanto, antes de escolher o ideal para o seu ambiente, é preciso analisar qual sensação você deseja transmitir por meio desse item, além de identificar quais são as suas necessidades e qual linha de decoração você pretende seguir.

As cortinas são peças que conseguem aliar funcionalidade à beleza. Portanto, se você deseja renovar a decoração da sua casa, saiba que elas têm uma capacidade incrível de modificar totalmente o cômodo.

Pensando nisso, elaboramos este post para ajudar te na tarefa de encontrar o material perfeito para suas cortinas novas. Acompanhe!

Aposte no veludo para deixar o espaço mais sofisticado

O veludo é um tecido pesado, com textura bem macia ao toque, que dá um ar de nobreza e luxo ao ambiente. É extremamente versátil e pode ser usado em varão ou trilhos. No entanto, como é um material imponente, é preciso dosar nas demais texturas da decoração, dando preferência às mais discretas e neutras.

Além disso, o veludo cria um clima envolvente e muito aconchegante. Outra vantagem desse tecido para cortina é que ele ajuda a abafar os ruídos e a controlar a temperatura do ambiente. Também regula a iluminação, não permitindo a passagem de luz. Dessa forma, é mais recomendada para dormitórios e salas de TV.

Dê leveza ao ambiente utilizando o voil

A leveza e a neutralidade do voil fazem com que ele seja de fácil combinação. Trata-se de um tecido fino, com certa transparência que permite melhor aproveitamento da luz natural. Por esse motivo, é utilizado em conjunto com um outro tecido mais grosso para controlar a luminosidade e dar privacidade, sempre que for necessário.

Para essa segunda camada, pode-se usar linho, algodão, seda, blackout e até persianas. Por apresentar tamanha versatilidade, é possível utilizar o voil em qualquer linha de decoração. Afinal, em termos estéticos, a delicadeza e o requinte do tecido são uma maravilhosa forma de enriquecer o décor de todos os ambientes.

Incremente o cômodo com a elegância do shantung

Por ser uma seda tecida à mão, o shantung tem maciez semelhante à do voil. No entanto, apresenta menos transparência, já que sua trama é mais fechada. Assim, traz a privacidade na dose exata, não bloqueando totalmente a luminosidade natural, mas também não expondo muito o ambiente.

Além disso, tem textura grossa e conta com caimento e fluidez extraordinários. Logo, é o tecido ideal para áreas sociais, escritórios e dormitórios. Ainda, pode ser combinado perfeitamente com texturas como, por exemplo, linho, algodão, poliéster, etc.

Acrescente nobreza ao local com cortinas de seda

A seda confere modernidade e nobreza ao ambiente. Também é bastante macio ao toque, sendo usado em conjunto com outro tecido em segunda camada. Outra vantagem é a boa condutividade térmica. Com essas qualidades, a cortina de seda fica perfeita em divisórias de espaços, salas de estar e quartos de casal.

A decisão sobre o tecido para cortina é muito importante, já que a peça tem grande impacto na ambientação do cômodo. No entanto, agora que você já conhece os principais materiais, certamente, fará a escolha correta para deixar seu lar ainda mais confortável, aconchegante e bonito!

Quer ter mais dicas de decoração? Para não perder mais nenhuma publicação, siga nossa página no Facebook agora mesmo!

Deixe seu comentário

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029