Os tapetes são itens fundamentais em uma decoração, pois trazem cor e aconchego e podem mudar totalmente o visual de um ambiente. Além disso, nas áreas de circulação, protegem o piso e conferem maior conforto ao caminhar.

O mercado oferece inúmeros tipos de tapete, havendo diferentes tamanhos, formatos, materiais e estampas. Assim, é preciso saber como escolher a peça ideal para compor o espaço. Caso contrário, o décor pode ficar comprometido, bem como a comodidade que a tapeçaria deve oferecer. Para saber como optar pelo tipo mais adequado, continue a leitura! Afinal, listaremos os principais e daremos dicas de seu uso. Vamos lá!

Quais os tipos de tapete?

Os tipos de tapete são disponibilizados nos mais variados materiais. Para escolher o mais adequado, é necessário levar em conta não somente a estética, como também a função que a peça desempenhará e o espaço onde será colocada. Basicamente, os materiais são divididos em fibras sintéticas e naturais. Entenda, a seguir, como é cada um deles!

Tapete de fibras sintéticas

As fibras sintéticas — nylon, poliéster, polipropileno, acrílico, dentre outras — estão entre os materiais mais populares na confecção de tapetes, tanto residenciais quanto comerciais. Isso porque as peças oferecem excelente custo-benefício, afinal, aliam fácil manutenção e durabilidade.

Os tapetes de fibras sintéticas são bastante resistentes a climas externos e umidade. Além disso, sua higienização é simples e pode ser realizada várias vezes. Assim, são excelentes para áreas que exigem limpeza mais profunda e frequente, como salas de jantar.

Ademais, são indicados em lares onde há moradores com alergias e problemas respiratórios, já que reduzem a exposição a agentes alérgicos, como ácaros e poeira. São tapeçarias muito versáteis uma vez que são confeccionadas nos mais diversos tamanhos, formatos, cores e estampas. Dessa forma, certamente, você encontrará um modelo que combine e valorize ainda mais sua decoração.

Tapete de fibras naturais

As fibras naturais são derivadas de plantas ou animais, ou seja, seda, algodão, lã, linho, juta, sisal, bambu, dentre outras. Assim, são uma maneira de explorar a beleza que a natureza oferece e deixar a decoração mais sustentável.

Peças confeccionadas com esses materiais têm alta qualidade, boa durabilidade, além do imenso valor estético. Combinam perfeitamente com ambientes cujo décor é mais voltado a uma linha rústica e com apelo à natureza.

Os tapetes de lã, algodão e seda oferecem um toque extremamente macio. Dessa forma, conferem conforto e aconchego a qualquer ambiente onde são colocados. Assim, são utilizados, preferencialmente, em quartos e salas de estar.

Por sua vez, a juta, o bambu e o sisal são mais indicados para locais onde há maior circulação de pessoas. Afinal, é necessário um número maior de lavagens e as peças desses materiais são de fácil higienização e muito resistentes. Então, utilize-os em corredores, salas de jantar e ambientes externos.

Como escolher o tapete ideal?

Para acertar na escolha do tapete, é preciso levar em conta diversos fatores, além do material utilizado em sua confecção. A peça deve harmonizar com o restante da decoração, afinal, é um item que pode mudar totalmente a estética do ambiente. Ainda é preciso levar em conta o local onde será colocado.

Dessa forma, é preciso que a tapeçaria atenda perfeitamente às necessidades do espaço e das pessoas que o frequentam. Além disso, é preciso atentar para o tamanho. Afinal, cada cômodo exige um tamanho de tapete para a melhor organização do ambiente e disposição do mobiliário.

Enfim, a tapeçaria é uma peça fundamental na decoração e ainda auxilia na funcionalidade do ambiente. Cada um dos tipos de tapete atende a determinadas necessidades. Agora que você já conhece os materiais dos quais são feitos e para que são mais indicados, certamente, acertará na escolha da sua peça!

Quer saber mais sobre decoração e organização da casa? Então assine nossa newsletter! Desse modo, você não perderá nenhuma das nossas publicações sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *