fbpx

Como tirar umidade da parede? Tire suas dúvidas aqui!

Quantas vezes você já se perguntou como tirar umidade da parede? Mais de uma, com certeza! Até porque dificilmente alguém nunca teve esse problema em casa, não é mesmo?

O excesso de umidade na parede prejudica a pintura e os acabamentos, estraga papel de parede e deixa uma aparência feia no imóvel. Além disso, faz com que apareçam fungos, o que pode ocasionar doenças respiratórias e alergias.

Porém, temos uma boa notícia: é possível resolver esse problema com algumas medidas simples. E são exatamente essas informações que trazemos neste artigo. Continue a leitura e entenda tudo!

O que causa umidade na parede?

Existem várias causas para o surgimento da umidade na parede. Entre elas, vale destacar os vazamentos, infiltrações e calhas entupidas. Fora isso, durante a época das chuvas fortes, esse problema pode se agravar e surgir em diferentes cômodos do lar.

Contudo, o que geralmente acarreta o excesso de umidade é a falta ou a realização incorreta de impermeabilização. Esse serviço é essencial para qualquer tipo de construção, pois evita que a água penetre nas paredes de casa.

Como identificar e quais os tipos de umidade?

Os sinais de umidade na parede são bastante simples de serem identificados, o que ajuda a resolver o problema desde o início. O primeiro deles é o surgimento de manchas escuras pretas, esverdeadas ou em tons de cinza. Outra maneira é observar se há bolhas na pintura, danos nos revestimentos ou mesmo fissuras nas paredes.

Além de detectar as causas, é importante conhecer os tipos de umidade e, assim, conseguir buscar as soluções corretas. Quanto a isso, existem basicamente três tipos, que são os seguintes:

  • condensação: comum em banheiros com pouca ventilação, a umidade vem do vapor de água e faz surgir fungos e manchas no teto e paredes;
  • ascendente: ocorre quando a casa é construída em solo úmido, que faz com que a umidade venha de baixo para cima;
  • infiltração: causada pelo acúmulo e penetração da água de chuvas ou de outras fontes diretamente nas paredes do imóvel.

Como tirar umidade da parede?

Entendeu as causas e como identificar o problema? Agora, saiba como tirar a umidade da parede e viva de uma vez por todas sem esse incômodo. Acompanhe as dicas a seguir:

Resolva a impermeabilização

Como uma das principais causas da umidade na parede é a impermeabilização inadequada, a primeira atitude deve ser resolver essa demanda. Com isso feito, os demais métodos serão mais eficientes.

Aumente a ventilação

Manter uma boa ventilação contribui para reduzir a umidade da parede — sendo assim, mantenha as janelas abertas durante boa parte do dia. Caso o cômodo não tenha entradas de ar natural, mantenha a porta desse espaço e as janelas mais próximas a ele devidamente abertas no decorrer do dia.

Use desumidificador

Nas áreas mais úmidas da casa e durante os períodos chuvosos, use um aparelho desumidificador, pois ele absorve a água do ar.

Limpe as calhas

Em áreas com muitas árvores por perto, é comum que as calhas fiquem cheias de folhas, o que dificulta a passagem da água. Por conta disso, é essencial fazer limpezas frequentes e, assim, evitar acúmulo de água no telhado e infiltração nas paredes.

Substitua as telhas quebradas

Faça uma vistoria no telhado e verifique se existem telhas quebradas. Muitas vezes, depois da instalação da antena de TV a cabo, algumas peças podem ficar danificadas. Isso é necessário para evitar que a água da chuva penetre na estrutura do imóvel.

Por fim, você ainda pode apostar em soluções muito simples, mas eficazes para reduzir a umidade em casa, como colocar giz de quadro escolar ou pedaços de carvão dentro de um potinho nos cômodos com menos ventilação. Esses materiais ajudam a sugar a umidade do ambiente. Interessante, não?

Aprendeu como tirar umidade da parede? Quer mais dicas úteis como estas? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e ficar sabendo de todas as atualizações em primeira mão!

Deixe seu comentário

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029