fbpx

Afinal, é melhor usar revestimento ou papel de parede? Descubra!

Escolher o acabamento ideal para a sua casa é uma tarefa importante que faz toda diferença na decoração. Pensar em todos os detalhes e nas combinações é um fator que contribui para um resultado satisfatório e boa qualidade de vida.

Tanto o papel de parede quanto o revestimento são ótimos acabamentos, capazes de renovar a decoração e trazer mais sofisticação e elegância para o ambiente. Mas como escolher entre revestimento ou papel de parede?

Neste artigo trazemos os pontos positivos e negativos para ajudar você nessa escolha! Confira:

Vantagens do revestimento

Uma das vantagens do revestimento é sua durabilidade e fácil manutenção. Ele não sofre com umidade e altas temperaturas, além de a limpeza ser simples e prática — é preciso só cuidar do que foi dito pelo fornecedor. Isso faz com que ele seja aplicável em qualquer cômodo, inclusive nos banheiros.

Outro fator importante para escolher entre revestimento ou papel de parede é a variedade de produtos. No revestimento, o que era uma técnica restrita a pisos hoje pode ser usada em paredes, resultando em grandes opções de decoração.

Você já pensou em decorar sua casa com revestimento de porcelanato, por exemplo? É possível! Aqui você pode usar, também, madeira, pedras, cerâmica, mármore, granito e outros materiais.

O revestimento, além de trazer um design elegante e moderno, ajuda a manter a estrutura da sua casa protegida, resultando, também, em maior durabilidade. Então, é uma ótima opção para decorar e preservar o ambiente.

Desvantagens do revestimento

O design sofisticado que o revestimento traz tem custo elevado, e isso acaba sendo um ponto negativo se o seu objetivo é economizar na decoração. Além do preço do material, é preciso um profissional especializado para colocação, o que encarece o produto.

A instalação do revestimento é trabalhosa e faz mais sujeira quando comparada com o papel de parede. Então, tenha em mente que você terá que lidar com isso para obter o resultado esperado de um revestimento, ok?

Outro problema é a troca do revestimento. Assim como sua colocação é trabalhosa, para tirá-lo não será diferente. Então, é preciso tomar cuidado especial ao escolher o revestimento, pois ele não poderá ser trocado com tanta frequência como o papel de parede.

Vantagens do papel de parede

papel de parede tem enorme variedade de cores, estampas e até texturas. Você pode encontrar facilmente diferentes temas e padronagens, assim como grande variância na tonalidade das cores, garantindo maior possibilidade de combinação de cores, objetos e mobília.

Ao contrário do revestimento, o papel de parede é prático e rápido em sua colocação, apesar de precisar de um profissional ou alguém que já passou por essa experiência. Isso acontece porque existem certas técnicas que garantem um bom resultado, como avaliação do estado da parede — limpa e nivelada — e o alinhamento das estampas.

A dica é contratar o serviço da loja onde você comprou o papel de parede, pois o custo é bem mais baixo do que o de um pedreiro ou pintor.

Desvantagens do papel de parede

Embora tenha grande variedade, sua durabilidade é reduzida. Como o papel de parede tem muitos materiais — TNT, vinílico, tradicionais etc. —, dependendo de qual você escolhe e em qual ambiente coloca, pode não durar muito.

Por exemplo, o vinílico é uma ótima escolha para ambientes úmidos, já o tradicional, não. Então, saber o papel de parede que você escolhe para determinado ambiente pode mudar completamente sua durabilidade.

Além disso, muitas vezes, ele precisa de cuidados de limpeza específicos, podendo ser mais trabalhoso do que o revestimento. Contudo, a opção vinílica se destaca nesse sentido, sendo mais fácil de limpar do que as outras. Mais interessante, não é mesmo?

Ao escolher entre revestimento ou papel de parede, leve em consideração os prós e contras. Lembre-se de analisar todos os pontos apresentados e refletir sobre o custo-benefício e qual deles se ajusta mais a você.

Agora, se está buscando dicas para economizar na decoração, não deixe de ler um artigo exclusivo que separamos para você! Nele, trazemos boas práticas para economizar na decoração de ambientes

Deixe seu comentário

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029