fbpx

Veja boas práticas para conservar os móveis de casa

Quando planejamos um ambiente, queremos que o mobiliário permaneça sempre com um excelente aspecto, não é mesmo? Por esse motivo, neste post, apresentaremos valiosas dicas para conservar os móveis. Dessa forma, pode-se garantir sua durabilidade e beleza por muito tempo.

Afinal, a mobília não tem somente o papel de funcionalidade, mas também de decoração nos lares. Além disso, muitas vezes, há o apego afetivo aos móveis de família. Portanto, continue com a leitura e saiba como mantê-los sempre novos!

Mantenha os móveis afastados das paredes

Mesmo que a sua residência não tenha problemas com umidade ou infiltrações, o ideal é deixar um espaço — algo em torno de 7 cm — entre a mobília e as paredes. Dessa forma, o ar circulará, mantendo o móvel fresco, livre de mofos, odores e pragas como cupins.

Utilize os produtos de limpeza adequados

Essa pode parecer umas das mais óbvias dicas para conservar os móveis. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que determinados produtos de limpeza não são apropriados para o material. Assim, em vez de preservar, acabam estragando ou manchando.

Normalmente, para higienizar os móveis, basta retirar o pó com um pano seco e, em seguida, passar um úmido com sabão neutro. Se preferir outro produto, observe no rótulo do fabricante para que tipo de superfície é indicado. Por exemplo, no caso da madeira é aconselhável o óleo de peroba para manter o aspecto vivo e brilhante.

Proteja os móveis da umidade

Ainda que sua mobília seja de boa qualidade, é fundamental protegê-la contra a umidade. Dependendo do material, a água — mesmo que em pequena quantidade — pode danificar o móvel, causando estufamento, trincas, rachaduras, descolamentos, desbotamentos, mofos, abertura ou mau encaixe das peças. Por esse motivo, evite deixar os móveis em locais onde há bastante manuseio de água, como cozinha, banheiro, área de serviço — a menos que sejam próprios para isso.

Respeite o peso máximo do móvel

Cada peça tem um limite de peso para suportar sobre ela. Dessa forma, não ultrapasse essa capacidade. Caso contrário, comprometerá severamente a qualidade do móvel e pode colocar em risco sua segurança. Além de entortar, a peça pode quebrar, danificando o piso, quebrando os objetos que comportava, causando, assim, diversos prejuízos.

Faça a manutenção periódica das peças

Para evitar o desgaste, de tempos em tempos, faça a manutenção do móvel e das peças que o compõem: aperte os parafusos, confira as dobradiças, retire a poeira dos pequenos espaços, verifique se não há pó de cupim, lubrifique as articulações. Todas as ações evitarão a deterioração precoce do seu mobiliário.

Enfim, ao seguir essas valiosas dicas para conservar os móveis, certamente você terá uma mobília sempre funcional, preservada e, além de tudo, bonita. Todo esse cuidado é fundamental, afinal, é ela que garante o conforto e beleza do seu lar. Aliás, como percebeu, é bastante simples manter o mobiliário com a mesma qualidade de quando foi adquirido!

Então compartilhe este post em suas redes sociais agora mesmo! Dessa forma, seus amigos também aprenderão como conservar os móveis e, talvez, até acrescentem outras dicas!

Deixe seu comentário

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029

Solicite seu orçamento

Ou entre em contato pelo Whatsapp 97048-0029