O mercado oferece inúmeros tipos de tecido para cortina. No entanto, antes de escolher o ideal para o seu ambiente, é preciso analisar qual sensação você deseja transmitir por meio desse item, além de identificar quais são as suas necessidades e qual linha de decoração você pretende seguir.

As cortinas são peças que conseguem aliar funcionalidade à beleza. Portanto, se você deseja renovar a decoração da sua casa, saiba que elas têm uma capacidade incrível de modificar totalmente o cômodo.

Pensando nisso, elaboramos este post para ajudar te na tarefa de encontrar o material perfeito para suas cortinas novas. Acompanhe!

Aposte no veludo para deixar o espaço mais sofisticado

O veludo é um tecido pesado, com textura bem macia ao toque, que dá um ar de nobreza e luxo ao ambiente. É extremamente versátil e pode ser usado em varão ou trilhos. No entanto, como é um material imponente, é preciso dosar nas demais texturas da decoração, dando preferência às mais discretas e neutras.

Além disso, o veludo cria um clima envolvente e muito aconchegante. Outra vantagem desse tecido para cortina é que ele ajuda a abafar os ruídos e a controlar a temperatura do ambiente. Também regula a iluminação, não permitindo a passagem de luz. Dessa forma, é mais recomendada para dormitórios e salas de TV.

Dê leveza ao ambiente utilizando o voil

A leveza e a neutralidade do voil fazem com que ele seja de fácil combinação. Trata-se de um tecido fino, com certa transparência que permite melhor aproveitamento da luz natural. Por esse motivo, é utilizado em conjunto com um outro tecido mais grosso para controlar a luminosidade e dar privacidade, sempre que for necessário.

Para essa segunda camada, pode-se usar linho, algodão, seda, blackout e até persianas. Por apresentar tamanha versatilidade, é possível utilizar o voil em qualquer linha de decoração. Afinal, em termos estéticos, a delicadeza e o requinte do tecido são uma maravilhosa forma de enriquecer o décor de todos os ambientes.

Incremente o cômodo com a elegância do shantung

Por ser uma seda tecida à mão, o shantung tem maciez semelhante à do voil. No entanto, apresenta menos transparência, já que sua trama é mais fechada. Assim, traz a privacidade na dose exata, não bloqueando totalmente a luminosidade natural, mas também não expondo muito o ambiente.

Além disso, tem textura grossa e conta com caimento e fluidez extraordinários. Logo, é o tecido ideal para áreas sociais, escritórios e dormitórios. Ainda, pode ser combinado perfeitamente com texturas como, por exemplo, linho, algodão, poliéster, etc.

Acrescente nobreza ao local com cortinas de seda

A seda confere modernidade e nobreza ao ambiente. Também é bastante macio ao toque, sendo usado em conjunto com outro tecido em segunda camada. Outra vantagem é a boa condutividade térmica. Com essas qualidades, a cortina de seda fica perfeita em divisórias de espaços, salas de estar e quartos de casal.

A decisão sobre o tecido para cortina é muito importante, já que a peça tem grande impacto na ambientação do cômodo. No entanto, agora que você já conhece os principais materiais, certamente, fará a escolha correta para deixar seu lar ainda mais confortável, aconchegante e bonito!

Quer ter mais dicas de decoração? Para não perder mais nenhuma publicação, siga nossa página no Facebook agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *